O governador Eduardo Leite prometeu divulgar, ainda nesta semana, um cronograma ações para o enfrentamento da estiagem no Rio Grande do Sul. A sinalização foi dada na noite dessa segunda-feira (13), durante reunião com representantes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado (Fetag-RS).
A entidade reforçou pautas que já haviam sido entregues ao Estado, entre elas a necessidade de auxílio a produtores da agricultura e da pecuária familiar. Além dos prejuízos na produção, as famílias estão enfrentando escassez de água também para consumo humano e dos animais.
No encontro, conforme divulgou a Fetag, Leite disse que o governo estadual encontra dificuldades de orçamento e de pessoal para anunciar medidas rápidas, citando o impacto na arrecadação provocado pelas alterações tributárias feitas ainda na gestão de Jair Bolsonaro.
O governador também antecipou que serão anunciadas medidas de subvenção para sistemas de irrigação, mas não adiantou detalhou do projeto.
Até a manhã desta terça-feira (14), 272 municípios já haviam decretado situação de emergência por causa da condição hídrica no Estado.