A versão ampliada do Complexo Enoturístico que a Cooperativa Vinícola Garibaldi inaugura hoje em Garibaldi, na Serra, vem para atender à demanda do consumidor por experiências no mundo do vinho. Mas também é por meio do espaço, que receberá um investimento total de R$5,8 milhões, que os vinhedos associados vão ganhando forma.
É que dentro da estratégia de agregar valor ao carro-chefe da produção, o espumante, a cooperativa vem trabalhando na conversão dos parreirais de uvas híbridas americanas para brancas destinadas à bebida.
— A reconversão do vinhedos tem sido feita conforme o planejamento e a necessidade do mercado. O complexo vem para ser mais uma ferramenta de apresentação do produto — explica o presidente da Garibaldi, Oscar Ló.
A porta para o enoturismo já existe há duas décadas, mas passou por uma requalificação, com a área física total do passando de 1,2 mil metros quadrados para 4 mil metros quadrados. Isso permitiu a inclusão de novas salas de atendimento, de áreas de convivência e circulação. Em uma segunda fase das obras, a está prevista a criação de um winebar.
Os visitantes podem fazer uma visita guiada (ao custo de R$ 40 por pessoa), com a temática das quatro estações.
— É um pouco o que acontece na propriedade do associado naquela época do ano — explica Ló.
Há ainda propostas específicas com agendamento (e valores) à parte, como a degustação às cegas e o Taça e Trufa (harmonização de chocolate com espumante).
Com 450 famílias de associados em 18 municípios, a cooperativa já começou a vindima. A estimativa é de 28 milhões de quilos de uva, um pouco acima do ano passado. Em qualidade, as variedades precoces colhidas são classificadas pelo dirigente como “excepcionais”.
Onde fica:
- O Complexo Enoturístico da Cooperativa Vinícola Garibaldi fica na Avenida independência 845,Centro, Garibaldi
- Visitas de grupo precisam ser agendadas