Ávido por inovação, o agronegócio não poderia ficar de fora da grande tendência do mundo virtual: o metaverso. O setor ganhará sua versão nesse ambiente tecnológico. Desenvolvida pelo Brasil Agribusiness, hub de comunicação e negócios, deve estar no ar no início de 2023.
No metaverso, a realidade é replicada em um universo virtual, por meio de ferramentas digitais. A ideia de criar um exclusivo para o agro era um dos projetos no radar do hub, explica a CEO do Brasil Agribusiness, Carla Tuccilio:
— Queríamos unir forças para criar uma comunicação melhor no agro. Desmitificar informações.
O Brasil Agriland, como foi batizado, poderá ser acessado por meio de um site. Cada usuário poderá criar o seu avatar e se “movimentar” livremente no espaço, como em um jogo virtual. Além de circular nesse ambiente, será possível interagir com o que existirá dentro dele. Em um primeiro momento, trilhas representando 10 setores produtivos brasileiros, como o de carne bovina, leite e soja.
— A ideia é explicar com vídeos, textos e imagens, da produção ao consumo, como são feitos os alimentos — resume Carla.
Os conteúdos não serão criados pelo hub. A ideia é que empresas interessadas divulguem os seus materiais de comunicação. E as associações setoriais serão as anfitriãs do universo do setor produtivo que representam.
Mais para frente, a meta é poder instalar um marketplace no metaverso, para que essas mesmas empresas comercializem seus produtos, e ainda um espaço edutech, voltado para educação.
*Colaborou Carolina Pastl