A jornalista Bruna Oliveira colabora com a colunista Gisele Loeblein, titular deste espaço.
O Sistema de Monitoramento e Alertas Agroclimáticos (Simagro), vinculado à Secretaria da Agricultura, está ampliando sua rede de estações meteorológicas. Atualmente, são 41 pontos de coletas de dados, 33 deles ativos emitindo informações. Até o final do ano, 50 pontos devem estar em funcionamento, a partir de recursos do programa Avançar para adquirir novas estações e revitalizar antigas redes da Fepagro.
Até o final de 2023, a expectativa é de que sejam 100 estações sob gerenciamento do Simagro. A cobertura maior permitirá gerar índices aplicados à agricultura. Segundo Flavio Varone, meteorologista da secretaria e coordenador sistema de monitoramento, é uma condição que nunca houve no Estado.
— Os benefícios são inúmeros. Vamos cobrir praticamente todo o Estado com essas estações. Com relação ao setor agropecuário, vamos conseguir mapear e gerenciar a condição dos dados e monitorar, por exemplo, avanço de estiagem e controlar o balanço hídrico. A ideia é gerar vários índices para que o produtor tenha uma ferramenta a mais na tomada de decisão — explica Varone.
Os dados das estações instaladas estão disponíveis em simagro.rs.gov.br