Ficou para a última semana de 2021 aquela que deve ser a primeira e a única exportação de bovinos vivos do Rio Grande do Sul no ano. Os animais considerados aptos pelo serviço oficial do Ministério da Agricultura, 11.987, iniciam na tarde desta segunda-feira (27) o translado do estabelecimento pré-embarque em que cumpriram quarentena, no município de Crista, até o porto de Rio Grande. Conforme a Estância Del Sur, empresa que realiza essa parte da operação, serão necessárias entre 250 e 300 viagens para que todos os exemplares possam ser levados ao terminal, que fica a cerca de 120 quilômetros.
A estimativa, segundo Vinícius Pilz, da Estância Del Sur, é de que até quarta-feira (29) a tarefa seja concluída. No porto, começa a etapa seguinte, que é a do embarque propriamente dito. O navio MV Elevation, de 19 mil metros quadrados, abrigará os bovinos com destino ao Egito, uma viagem de cerca de 18 dias.
A equipe da Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) do Ministério da Agricultura faz a verificação das condições do navio, de acordo com critérios de bem-estar relacionados à ventilação, alimentação e hidratação dos animais. Também é feita a leitura do chip nos bovinos, para a última verificação dos animais aptos.
A operação será a única do tipo realizada em 2021, depois de um 2020 em que houve recorde na quantidade de animais embarcados em um único navio. Um conjunto de fatores é apontado como razão para a desaceleração das exportações de gado em pé em relação a outros anos (veja dados abaixo). Os efeitos da pandemia e as crises econômicas em países compradores, como a Turquia estão na lista. Além disso, câmbio e valorização do preço do terneiro no mercado brasileiro também pesaram na equação.
Para o setor produtivo, a exportação de bovinos vivos, no entanto, segue sendo vista como mais uma oportunidade que se soma às outras.
— É uma excelente oportunidade para os produtores rurais, porque esse tipo de mercado incentiva o pecuarista a investir na cria — avalia Gedeão Pereira, presidente da Federação da Agricultura do Estado (Farsul).
No navio
Dados da exportação de gado em pé via porto de Rio Grande (em mil animais)
2017: 82,13
2018: 167,57
2019: 130,91
2020: 107,22
2021*: 11,98
*animais que estão aptos ao embarque