![Moss / Divulgação Moss / Divulgação](https://www.rbsdirect.com.br/imagesrc/35387092.jpg?w=700)
Existe um espaço valioso ainda pouco acessado pelo agronegócio brasileiro: o de créditos de carbono. Projetos de reflorestamento, sistemas agroflorestais e agricultura de regeneração, como na integração lavoura-pastagem-floresta, são algumas das práticas que podem levar à geração desse importante ativo.
— É um caminho que tem que ser explorado, desenvolvido para que possamos gerar esse benefício para o agricultor, mas há um potencial enorme aí — pontua Munir Soares, consultor em mudanças climáticas e ativos ambientais da Moss.
A empresa de tecnologia para serviços ambientais foi criada em 2020, e trabalha com o mercado de créditos de carbono. É por meio da companhia que a rede de varejo Cia Hering viabilizará a meta de neutralizar as emissões de gases de efeito estufa ainda em 2021, e de negativar a pegada de carbono do principal produto, a camiseta básica.
A compensação é feita com o projeto Fazenda Fortaleza Ituxi, no Amazonas. Na prática, a Moss compra créditos de carbono de projetos certificados que ajudam a preservar a região amazônica, digitaliza e os disponibiliza em plataforma virtual, para aquisição por empresas e pessoas físicas que queiram compensar suas emissões. Ou seja, a compensação se dá a partir da ajuda a projetos que reduzem emissões por desmatamento e degradação da floresta e que contribuem com a comunidade do entorno destes locais. A compra é feita por token, uma espécie de contrato digital que tem rastreabilidade.
![Moss / Divulgação Moss / Divulgação](https://www.rbsdirect.com.br/imagesrc/35387094.jpg?w=300)
E é nesse caminho que o agronegócio pode entrar. Quando o produtor consegue a certificação da sua iniciativa, comprovando que os créditos existem, ele pode vendê-los. E assim, gerar renda. A curto prazo, há pelos menos três aspectos positivos, segundo Soares:
— Quando adota práticas conservacionistas, abre mercado, ganha produtividade e, em relação ao crédito de carbono, tem uma receita adicional para fazer tudo isso.
A longo prazo, conforme explica, o retorno vem na sustentabilidade, resiliência e perenidade da produção.
Em detalhes
- Gases de efeito estufa: São aqueles que atuam dificultando a dissipação do calor terrestre para o espaço
- Crédito de carbono: É o certificado que atesta uma redução de emissão de gases de efeito estufa. Um crédito de carbono é a representação de uma tonelada de carbono que deixou de ser emitida para a atmosfera
- Carbono neutro ou neutralização das emissões: Uma empresa ou pessoa é carbono neutro quando o que emite de gases de efeito estufa é também compensado de alguma forma
- Carbono negativo: É quando uma empresa ou pessoa compensa o dobro do que emite
*Colaborou Isadora Garcia