![Fabiano Mazzoti / Divulgação Fabiano Mazzoti / Divulgação](https://www.rbsdirect.com.br/filestore/5/3/9/1/1_48d3320dec246bd/11935_3b11c99309a21b8.jpg?w=700)
O jornalista Fernando Soares colabora com a colunista Gisele Loeblein, titular deste espaço.
Empresa centenária e detentora de fatia expressiva do mercado nacional de vinhos, a Salton traçou uma meta ambiciosa para esta década. A vinícola de Bento Gonçalves, na Serra, pretende neutralizar totalmente sua emissão de carbono até 2030, algo ainda inédito na vitivinicultura brasileira. Para alcançar o objetivo, iniciou um estudo com a Universidade de Caxias do Sul (UCS), que terá três frentes de trabalho e duração prevista de um ano.
Da produção de uvas à logística reversa das garrafas, todos os processos realizados pela vinícola terão seus impactos ambientais mapeados. Atualmente, a empresa recebe mais de 30 milhões de quilos da fruta a cada safra e elabora 35 milhões de litros de bebidas ao ano. O diretor-presidente Maurício Salton nota que o consumidor vem se preocupando cada vez mais com questões relacionadas às mudanças climáticas e ao desenvolvimento sustentável.
- Não podemos segregar a questão ambiental. Dependemos 100% da natureza, por nossa relação íntima com uva. A empresa tem de ser competitiva no mercado, mas também entregar algo a mais para a sociedade - considera.
Inicialmente, a parceria do núcleo de inovação, pesquisa e desenvolvimento da vinícola com a UCS levará à elaboração de um inventário de emissão de gases de efeito estufa, a ser entregue em cinco meses. Desta maneira, será possível identificar o impacto ambiental gerado pela Salton e, posteriormente, adotar medidas compensatórias e que ajudem a reduzir novas emissões.
Outra frente da pesquisa, que deve levar um ano para ser concluída, avaliará o ciclo de vida completo do processo produtivo dos itens fabricados. Além disso, durante o primeiro semestre, o estudo também analisará a possibilidade de geração de energia por gaseificação ou combustão de resíduos orgânicos da fábrica, como a casca da uva.