Na proposta de aproximar cada vez mais o vinho brasileiro do consumidor, o restaurante Dionisia VinhoBar decidiu pôr em ação a ideia de uma "máquina do enófilo". A partir deste sábado (22), uma das 16 máquinas do estabelecimento com vinhos de diferentes países será destinada a uma seleção de rótulos nacionais feita por Michael Waller, autor do livro 101 Vinhos Brasileiros, lançado em março deste ano. Doses das quatro garrafas, cada uma de uma marca, estarão à venda para o público.
A empresária Jaqueline Meneghetti, proprietária do restaurante, localizado no bairro Moinhos de Vento, conta que a proposta de uma seleção mais autoral por especialistas em vinho surgiu ainda no ano passado. E a ideia de convidar Waller também, que é cliente de longa data da casa e tem o trabalho conhecido por Jaqueline. O brinde veio com o lançamento do segundo livro do autor, fruto de entrevistas, degustações e viagens.
— Casou com a máquina, com o momento também, que é um momento especial do vinho brasileiro, que vem se qualificando. E as pessoas também estão descobrindo mais esse produto — comenta Jaqueline.
Waller teve de escolher quatro rótulos. A missão foi buscar diversidade em itens da própria adega. A qualidade da safra também foi considerada. Intensificada na pandemia, a demanda por vinho veio para ficar:
— Acho que é uma cultura que está se criando, as pessoas ficaram curiosas em experimentar, estão descobrindo qual estilo que mais as agrada e estão vendo que o Brasil faz diferentes estilos — diz ele.
Como resultado, o escritor selecionou os vinhos VF Michelli Sangiovese (da Villa Francioni, em Santa Catarina), Via 1986 Nebbiolo (da Viapiana Vinhos, da região de Altos Montes), Quintas do Seival Castas Portuguesas (da vinícola Miolo, da Campanha) e Tempranillo Sepé (da Malgarim Vinhos, de São Borja).
O preço da degustação depende do tamanho da dose e da bebida escolhida.
*Colaborou Isadora Garcia