Com o objetivo de levar conhecimento aos consumidores e também de valorizar a produção, a Associação Brasileira de Sommeliers, seção Rio Grande do Sul (ABS-RS), montou projeto em parceria com o Dionisia VinhoBar, que será lançado nesta terça-feira (17) em Porto Alegre. O ABS-RS Recomenda vai indicar rótulos em quatro categorias diferentes (sinalizados por uma placa de identificação): vinhos do Brasil, do Mundo, Terroir e Tendências.
Neste primeiro momento, os produtos serão escolhidos por professores e diretores da entidade. Em uma segunda etapa, a ideia é receber sugestões e fazer degustações às cegas.
— Essa parceria da visibilidade à bebida e também traz entidade com credibilidade. São vinhos que eles vão garimpar. E, em se tratando de Brasil, sempre buscaremos aquela coisa mais peculiar, valorizando também as vinícolas pequenas — explica Jaqueline Meneghetti, proprietária da Dionisia VinhoBar, localizado no bairro Moinhos de Vento.
O estabelecimento tem uma proposta diferenciada, com torneiras colocando à disposição do frequentador 64 diferentes rótulos do mundo inteiro.
— Eu costumo dizer que o Dionisia é a Disney dos enófilos. Conversando com a Jaqueline, veio a sugestão para o projeto — explica Orestes de Andrade Jr, presidente da ABS-RS.
As marcas vão sendo substituídas à medida que forem consumidas. A iniciativa deve se estender pelo menos até o final do ano.
Confira os quatro primeiros rótulo selecionados
- Vinhos do Brasil : Ulian Cabernet (Vinícola Ulian, de Flores da Cunha, Brasil)
- Vinhos do Mundo: Los Intocables Black Malbec (Finca Las Moras, Argentina)
- Terroir: Lendas do Pampa Tempranillo (Vinícola Guatambu, Dom Pedrito, Brasil)
- Tendências: Barone Montalto Passivento (Barone Montalto, Itália)