Tem novos campeões ostentando suas rosetas nas pistas do parque Assis Brasil, em Esteio, onde ocorrem julgamentos e provas de 18 raças inscritas (10 de ovinos, cinco de bovinos e três de equinos). Entre os agora premiados na Expointer estão quatro ovinos da raça texel da Cabanha Dom Amado, de Hulha Negra, na Campanha. A propriedade levará para casa os títulos de grande campeão e reservado de grande campeão nos machos e nas fêmeas.
– Os quatro melhores foram da nossa cabanha, então, não tem nem como medir a repercussão. Nos mostra que estamos trabalhando certo, e que o pessoal também acredita no que a gente está fazendo – afirma o engenheiro agrônomo Juliano Kalil Gonçalves proprietário e criador dos animais.
Amado 698 foi escolhido o grande campeão texel, e a fêmea Amado 371, a grande campeã. Filhos do mesmo pai (que foi grande campeão da raça na Fenovinos de 2018), ambos faziam sua estreia em Esteio. Para Gonçalves, a representatividade das características da raça foi a razão para a conquista. Segundo a Associação Brasileira de Criadores de Ovinos, 75 animais (entre machos e fêmeas) participaram dos julgamentos.
Em razão da pandemia, as avaliações são sem público, que pode acompanhar as transmissões pela plataforma expointer.rs.gov.br. Ontem, foram escolhidos ainda os melhores ovinos poll dorset, crioulos, corriedale e naturalmente coloridos e texel. Entre os equinos, o cavalo árabe, realizou duas provas.
*Colaborou Isadora Garcia