A atividade do agricultor, celebrada na última terça-feira (28), ganhou novas configurações ao longo dos anos. Uso da tecnologia e digitalização dos sistemas de produção e gerenciamento são ingredientes cada vez mais presentes. E, diante da pandemia, tornaram-se cruciais.
A barreira do mundo físico, imposta pelo distanciamento, acelerou a necessidade de se estabelecer novos canais de negociação. Foi aí que entraram as redes sociais, conectando produtores com consumidores e fornecedores.
– Há ferramentas de comunicação digital que se massificaram não só para bate-papo, mas também para compra e venda – observa Donário Lopes de Almeida, líder da Comissão de Inovação da Farsul.
A família Rohr, de Picada Café, na Serra, passou a usar as redes para seguir com os itens da agroindústria Produtos Lilien na vitrine. São geleias e chás orgânicos, biscoitos sem glúten, entre outros itens.
– Com a pandemia, muitas feiras foram canceladas. E, para continuarmos vendendo, pensamos em fazer publicações nas redes, para as pessoas conhecerem e adquirirem os produtos – conta Eduarda Rohr, que realiza as postagens.