O jornalista Fernando Soares colabora com a colunista Gisele Loeblein, titular deste espaço.
As flores amarelas começam a tomar conta dos campos, embelezando a paisagem no Interior do Rio Grande do Sul. Neste momento, 44% das lavouras de canola já estão em floração e 5% entraram na fase de enchimento de grãos nas principais regiões produtoras do Estado, conforme monitoramento da Emater. Mesmo com o clima chuvoso das últimas semanas, a cultura tem se desenvolvido com boa sanidade.
Neste ano, a área plantada no Estado chega a 34,4 mil hectares, incremento de 6,5% frente ao ciclo anterior. A colheita deverá totalizar 42,8 mil toneladas. Na região de Santa Rosa, no Noroeste, responsável por metade do cultivo gaúcho, o patamar de preços próximo ao da soja levou os produtores a reforçarem a aposta na canola nesta safra. No momento, a saca de 60 quilos está valendo R$ 102,40.
-A canola virou uma alternativa para garantir boa lucratividade no período do inverno – salienta José Vanderlei Waschburger, gerente regional adjunto da Emater de Santa Rosa.
Nos últimos dias, a geada no Noroeste chegou a afetar parte das lavouras de canola. Ainda assim Waschburger enfatiza que o dano ficou restrito a poucas propriedades da região.