O jornalista Fernando Soares colabora com a colunista Gisele Loeblein, titular deste espaço
Com a chegada do inverno, o quentão acaba se tornando aliado de muita gente na hora de tentar espantar a sensação de frio. A bebida à base de uva costuma ter seu consumo incrementado nesta época do ano, pegando carona nas baixas temperaturas e também nas festas juninas realizadas no período. Neste ano, mesmo com as celebrações desmarcadas por causa do coronavírus, a cooperativa Nova Aliança, de Flores da Cunha, decidiu lançar no mercado outra versão do seu quentão pronto.
Em embalagem cartonada de um litro, o novo rótulo de quentão começou a ser comercializado na segunda quinzena de junho. Com isso, a vinícola da Serra pretende substituir gradativamente os rótulos de vidro, feitos até o ano passado.
O presidente da cooperativa, Alceu Dalle Molle, afirma que a meta é comercializar 240 mil litros da bebida neste inverno. Boa parte das vendas deve ser encaminhada nos próximos dias, em que há previsão de queda nas temperaturas no Rio Grande do Sul.
– É um produto muito sazonal. Se baixa a temperatura, começam a aparecer os pedidos – constata.
Segundo Dalle Molle, o lote produzido neste ano com as uvas de uma das melhores safras da história do Rio Grande do Sul ficou com qualidade superior à de anos anteriores.
– O quentão está com mais aroma e coloração mais intensa que o de outros anos – resume Dalle Molle.
Uma das poucas vinícolas a incluir o quentão no portfólio, a Nova Aliança é a maior fabricante da bebida no país. As vendas do produto são concentradas nos Estados da região Sul e em São Paulo.