As entidades organizadoras da Expointer ao lado da Secretaria da Agricultura devem voltar a se encontrar na próxima semana. Ontem, participaram de reunião virtual, que contou com a presença de representante da pasta da Saúde. Foi apresentado o parecer prévio em relação aos pontos de atenção dentro do parque Assis Brasil, em Esteio. E sugestões para que se possa garantir a segurança do evento em meio ao cenário de pandemia.
Uma delas seria a utilização de drones da secretaria da Agricultura para monitorar a circulação na área do evento, ajudando na fiscalização. Outro ponto seria medir a temperatura das pessoas na entrada. O governo do Estado anunciou na semana passada alteração da data para o período de 26 de setembro a 4 de outubro, na tentativa de torná-la viável.
A realização neste ano atípico segue dividindo opiniões das entidades. Federação da Agricultura do Estado, Federação dos Trabalhadores na Agricultura, Organização das Cooperativas, Sindicato das Indústrias de Máquinas e prefeitura de Esteio mantêm ressalvas, enquanto Federação das Associações de Criadores de Animais de Raça entende que é importante que a exposição saia. Com as informações da Saúde, as bases deverão ser agora consultadas.
O secretário de Agricultura, Covatti Filho, diz que o primeiro ponto foi definir a questão da data. E que no encontro de ontem ouviu as ponderações da entidades parceiras. Sobre a chance de o Estado rever a posição e optar pelo cancelamento, ele afirma:
– Hoje é cedo para responder. Porque as regras estão sendo construídas ainda.
Leia mais colunas de Gisele Loeblein
Siga Gisele Loeblein no Facebook