Falta bem pouco para a conclusão da dragagem de manutenção do porto de Rio Grande — a limpeza do canal de passagem está 97% feita. Mas os percentuais finais têm se arrastado para além das previsões. A última estimativa da superintendência era de que a obra terminasse em outubro. Problema na draga e detalhes contratuais, no entanto, devem fazer com que isso só seja possível a partir do próximo mês.
— Já solicitei reunião com a Secretaria Nacional dos Portos, que deve sair nesta ou na próxima semana, com todos os envolvidos na dragagem. A intenção é saber se está tudo dentro dos conformes legais, para que não se tenha problemas na homologação, como já ocorreu no passado — diz Fernando Estima, superintendente do porto.
Problema técnico obrigou a substituição da draga que vinha finalizando a limpeza. Uma outra, que vem da Argentina, está prevista para chegar a Rio Grande amanhã. Além disso, segundo Estima, a fiscalização precisa ser feita sem que a obra esteja 100% concluída. A empresa responsável inicia a batimetria no dia 18, devendo encerrar em 20 dias.
— Eles vão escanear toda a obra e, eventualmente, ainda poderá ter de ser feito algum retoque — explica Estima.
A limpeza é aguardada desde 2015, quando foi firmado contrato. Só saiu do papel em outubro do ano passado. E teve de ser suspensa após o aparecimento de lama na Praia do Cassino. Foi retomada após medidas adicionais de monitoramento serem implementadas. Ampliará a profundidade no canal externo passará de 16 para 18 metros.
Atenção: acesse o site e o aplicativo GaúchaZH usando o seu e-mail cadastrado ou via Facebook. O nome de usuário não está mais disponível. Acesse gauchazh.com/acesso e saiba mais.