A presença feminina no mundo do agronegócio terá um novo marco a partir desta semana. As "gurias" assumirão o comando de um leilão de cavalos crioulos. Agendado para a quinta-feira (4), no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, o leilão Mapocho Convida: Somente Elas colocará em pista criadoras como vendedoras. Ou seja: a oferta dos 39 lotes vem toda da seleção feita por 19 mulheres e 20 criatórios.
Na ponteira, estão Maria Aparecida Sant'Anna, 67 anos, e as filhas, Cláudia, 34 anos, Fernanda, 31 anos. Elas precisaram assumir o comando da Cabanha Mapocho, em Pelotas, no sul do Estado, o patriarca Sergio morreu.
– Não somos as únicas mulheres criadoras de cavalos crioulos. Achamos que estava na hora de fazer um evento para prestigiar as produtoras rurais que se dedicam à atividade – explica Cláudia, sobre a iniciativa.
Estão na lista Eliana Sussenbach Vaz, primeira a participar como ginete do Freio de Ouro, e Elisabeth Amaral Lemos, única presidente mulher da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC).
Entre os destaques da oferta colocada em pista podem ser citados, entre outros, embriões História da Taimã, Grande Campeã da Expointer 2015, e de Orquídea Negra Mapocho, sexta colocada no Freio de Ouro 2018. O remate será no Tattersall, a partir das 21h, e faz parte da programação do Bocal de Ouro, seletiva que classifica cavalos estreantes para a grande final do Freio de Ouro.