A temporada de ovinos de verão do Rio Grande do Sul terá uma baixa importante. A Mercotexel, em Santana do Livramento, na Fronteira, que chegaria à 20ª edição, não será realizada. A difícil decisão foi tomada pelo núcleo local de criadores em razão da escassez de recursos. Para organizar a feira são gastos R$ 50 mil. Cerca de 70% vinham de patrocínios e parcerias que acabaram não se repetindo. Ao mesmo tempo, os custos aumentaram.
– Infelizmente, não tínhamos como bancar. Faltou apoio – lamenta Elton Enick, presidente do núcleo santanense de criadores de texel.
O evento é considerado o segundo mais importante do calendário da raça no Estado e ocorreria no período de 18 a 21 deste mês. Simultaneamente, seria realizada a 8ª Nacional do Texel, organizada pela associação brasileira (Brastexel), que deve transferir a exposição para a Fenasul, em Esteio.
– Não se está dando o devido valor à ovinocultura como cadeia produtiva. Falta comprometimento – diz Maurício Silveira, presidente da Brastexel.