No último dia útil do ano, o presidente Michel Temer atendeu a pedido dos produtores rurais e prorrogou, mais uma vez, o prazo para a realização do Cadastro Ambiental Rural (CAR). O decreto que amplia o prazo de 31 de dezembro de 2017 para 31 de maio de 2018 deve ser publicado ainda nesta sexta-feira (29) em edição extra do Diário Oficial da União.
O preenchimento do CAR é exigência do novo Código Florestal. Segundo o Serviço Florestal Brasileiro, 4,55 milhões de imóveis rurais já foram cadastrados _ dados do último censo agropecuário, de 2006, indicavam que havia 5,2 milhões de imóveis rurais no país. Em área, o cadastro supera os 100% projetados.
No Estado, 91,98% da área e 494,43 mil propriedades haviam sido cadastrados até 18 de dezembro segundo a Secretaria do Ambiente.
– Penso que esse novo prazo será suficiente. Tem algumas coisas que precisam ser ajustadas ainda. Mas também não dá para ficar prorrogando muito – avalia Guilherme Velten Júnior, assessor de política agrícola e meio ambiente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado (Fetag-RS).