Com o avanço da produtividade, o aumento no consumo do mercado interno e a expansão das exportações como adubo, a produção brasileira de grãos deve crescer 51 milhões de toneladas nos próximos 10 anos. É o que mostra estudo de projeção da produção agropecuária brasileira para a próxima década, divulgado pelo Ministério da Agricultura e por Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A pesquisa envolve um total de 29 produtos, como grãos, carnes (bovina, suína e aves), leite, frutas, fumo, celulose, papel e outros.
Leia mais:
Produtores devem aproveitar picos para vender soja
Supersafra de grãos não será de super-renda para o produtor
Embarques de soja em grão via porto de Rio Grande aumentaram
Milho e soja continuarão sendo os grandes destaques. Em área cultivada, por exemplo, a oleaginosa deverá acrescentar mais 9,3 milhões de hectares no período. Esse avanço se dará em cima de áreas novas, de pastagens naturais e de outras culturas.
O Brasil promete ultrapassar os Estados Unidos, se tornando o maior produtor mundial de soja na próxima década, segundo outro relatório, o da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). A colheita deve crescer 2,6% ao ano, acima do crescimento de 1% projetado para o território americano.