Em tempos de desconfiança em relação aos alimentos no país, por conta de operações como Carne Fraca e Leite Compen$ado, uma indústria gaúcha decidiu mostrar aos consumidores a qualidade de seus produtos por meio de um código de rastreabilidade. As embalagens de leite UHT da Cooperativa Languiru, de Teutônia, passarão a ter um QR Code único – contendo informações de cada litro da bebida e do processo de industrialização e distribuição.
– É como se cada caixinha de leite tivesse seu DNA próprio – resume Dirceu Bayer, presidente da cooperativa.
Aproximando o celular do código, o consumidor será direcionado a um site onde poderá conferir a ficha técnica do produto, testes de qualidade nutricional e o caminho percorrido até chegar nos pontos de venda. Lançada ontem, a solução digital foi desenvolvida durante 14 meses pela SIG Brasil.
– Queremos reforçar a qualidade de nossos produtos em um momento de crise de confiança dos consumidores – completa Bayer.
A cooperativa estima que as novas embalagens cheguem ao mercado em no máximo um mês, em um processo gradual de abastecimento do mercado.