Com o tradicional banho de leite, preparado com um pouco de água morna para não congelar os criadores, os vencedores comemoraram a vitória no concurso da raça holandesa da 39ª Expoleite e 12ª Fenasul, realizada em Esteio.
Entre as vacas adultas, o primeiro lugar ficou com a Dália Giliotto 517, que alcançou produtividade de 65,93 quilos. O proprietário, Lidenor Giliotto, de Serafina Correa, já havia ganho o concurso há dois anos. O primeiro lugar, entre as competidoras jovens, foi para a Cabanha Rottili Rodrigues, de Santo Augusto. A vaca CR Judd 1352 alcançou 60,45 quilos de produtividade. Para chegar ao resultado, são feitas cinco ordenhas e descontadas as duas de maior volume. Os resultados refletem a posição destacada do Rio Grande do Sul, líder nacional em produtividade de leite.
Nesta sexta-feira, serão conhecidos os vencedores do concurso de sólidos, que mede o teor de gordura e proteína do leite – modalidade incluída pela primeira vez na feira para valorizar a qualidade do produto.
A 39ª Expoleite e 12ª Fenasul se estende até domingo no parque Assis Brasil com palestras, exposição e remates. A novidade deste ano é a classificatória aberta à final do Freio de Ouro nos mesmos dias do evento. Iniciada ontem, a competição terá a final no domingo.