Depois de três anos seguidos, a Expoleite Fenasul começa nesta quarta-feira sem a sombra da Operação Leite Compen$ado – que desde maio de 2013 passou a tornar públicas fraudes de adulteração do leite no Rio Grande do Sul. Desde então, a feira voltada à bacia leiteira era realidade em meio à crise do setor. Como novidade neste ano, a 39ª Expoleite terá o concurso de sólidos para premiar as vacas que produzirem leite com maior quantidade de gordura e proteína.
– É uma forma de reconhecer a qualidade do leite, e não somente o volume produzido, medida que já vem sendo adotada na remuneração por indústrias gaúchas – destaca Marcos Tang, presidente da Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando).
O concurso leiteiro, tanto por produtividade quanto por qualidade, tem início nesta quarta. As campeãs em volume serão conhecidas quinta-feira à tarde, no tradicional banho de leite, e as campeãs por qualidade na sexta-feira, devido à necessidade de exames laboratoriais.
Além do gado leiteiro, estarão em exposição cavalos crioulos e árabes, aves e terneiros, totalizando 1.131 animais inscritos. Outra novidade para atrair público à feira será a classificatória aberta ao Freio de Ouro, que ocorre no fim de semana. No sábado, será realizada a 14ª Feira de Terneiros, Terneiras e Vaquilhonas, promovida pela Farsul.