O fluxo de embarques do agronegócio no porto de Rio Grande foi positivo no primeiro trimestre de 2016 e deve acelerar ainda mais a partir do segundo, quando cresce a movimentação da soja.
Balanço da superintendência do porto mostra que a exportação do complexo soja cresceu 25,3% de janeiro a março deste ano em relação a igual período do ano passado – somando 1,39 milhão de toneladas. O arroz avançou ainda mais: 60%, com mais de 400 mil toneladas.
Assim como no cenário nacional, o milho também ganhou as águas do mercado global. Foram 243,32 mil toneladas em três meses, alta de 14,28%. O ritmo foi crescente, acompanhando o avanço da colheita: em janeiro, 66,72 mil toneladas, em fevereiro, 71,5 mil toneladas e em março, 105,1 mil toneladas.
Para que não haja tranqueira no caminho do desembarque de caminhões durante a alta temporada da soja, motoristas começam a receber a partir dessa semana, segundo o diretor técnico do porto, Darci Tartari, informativos para a indicação dos pátios e dos locais de acessos de estacionamento.
No total, o volume de cargas embarcadas via porto gaúcho somou 7,13 milhões de toneladas no primeiro trimestre, aumento de 11,12%.