O Grupo Raiz Educação, do Rio de Janeiro, será o parceiro da empresa gaúcha Dallasanta, para operar a parte de educação nos prédios históricos do Centro Universitário Metodista – IPA, no Colégio Americano, em Porto Alegre, e no Colégio União, em Uruguaiana, arrematados em leilão, com lance de R$ 33 milhões. O edital da Rede Metodista, que está em recuperação judicial, exige que o ensino seja mantido por, no mínimo, 10 anos, o que será cumprido.
Já no mercado gaúcho, a Raiz é dona do Unificado e do Colégio Leonardo da Vinci. O grupo informou à coluna que transferirá para a estrutura do IPA a unidade Alfa do Da Vinci, que atualmente também fica no bairro Rio Branco. O centro universitário metodista encerrou as atividades no início de 2024. Sua estrutura tem 15 mil metros quadrados, com laboratórios, auditório para 400 pessoas e uma biblioteca de 500 metros quadrados.
Já as duas escolas, Americano e União, estão em funcionamento e continuarão. Elas serão integradas às demais da rede no Rio Grande do Sul. As matrículas para 2025 já estão abertas.
"Com 139 anos de história, o tradicional Colégio Americano e o Colégio União, fundado em 1870, passam a integrar oficialmente o Raiz Educação, somando seus alunos aos mais de 20 mil estudantes do grupo. Sob nova gestão, as instituições de ensino seguirão, portanto, preservando o legado de uma educação de excelência e formação completa, pautada pelos principais valores humanos.", diz, por meio de nota, o CEO do Grupo Raiz Educação, Andre Gusman.
A Raiz tem 14 marcas no portfólio de instituições de ensino. Ao todo, administra 45 escolas, com 20 mil alunos.
Assista também ao programa Pílulas de Negócios, da coluna Acerto de Contas. Episódio desta semana: Novos trechos da Orla, súper raiz de SC, recuperação judicial no turismo e fechamento da Multisom
É assinante mas ainda não recebe a carta semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Jacques (guilherme.jacques@rdgaucha.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna