Para alertar donos de carros da Toyota sobre um recall para troca de airbags, a rede de concessionárias Savarauto expõe um carro batido em um posto de combustíveis de Porto Alegre. A convocação é para quem comprou veículos da marca japonesa entre 2007 e 2017. Carros fabricados neste período apresentaram problemas nas bolsas de ar feitas pela empresa Takata, que também fornecia a outras montadoras e faliu em 2018.
— Em função do calor, o material que fixava a bolsa do airbag soltava. Ao invés de proteger cliente, gerava risco maior — diz o gerente de pós-vendas da Savarauto Toyota, Rafael Sampietro.
Normalmente, as montadoras costumam entrar em contato diretamente com cada cliente. Sampietro diz que a ideia de expor o problema partiu da concessionária.
— Tomamos cuidado para não gerar imagem negativa da Toyota, conhecida por ter veículos de alta segurança. Ao colocar um carro exposto, não podemos gerar informação errada. É para chocar, mas para conscientizar — completa.
O carro parcialmente destruído está com o airbag acionado. Uma mensagem diz que o veículo passou pelo recall e, por isso, quem estava nele não morreu. Depois de Porto Alegre, o veículo será exposto em Pelotas e Osório, onde a Savarauto tem concessionárias. A campanha pretende alcançar cerca de 600 clientes da Toyota no Rio Grande do Sul.
* Colaborou Guilherme Gonçalves
Assista também ao programa Pílulas de Negócios, da coluna Acerto de Contas. Episódio desta semana: novos trechos da Orla, súper raiz de SC, recuperação judicial no turismo e fechamento da Multisom
É assinante mas ainda não recebe a carta semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Jacques (guilherme.jacques@rdgaucha.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna