Empresa de itens para casa criada em 1993 como Martiplast, a Ou, de Caxias do Sul, investiu R$ 10 milhões para ampliar sua fábrica, comprar máquinas e construir um novo centro de distribuição na serra gaúcha. Com isso, aumentou a produção em 30%. A indústria faz mais de 800 tipos de produtos, como potes, cestos, escorredores de louça e saboneteiras.
Antes, um prédio de 10 mil metros quadrados era usado para a fábrica e para a armazenagem dos produtos prontos. Agora, essa estrutura é toda para a produção. O novo complexo, de 23 mil metros quadrados, passou a abrigar o centro de distribuição e escritórios.
— A demanda cresceu muito desde a pandemia, quando as pessoas passaram a olhar mais para sua casa. Em 2024, nosso faturamento já cresceu 44% em relação ao mesmo período de 2023 — diz o diretor e sócio-fundador Juarez Martini. O valor não foi informado.
O investimento incluiu um espaço de 400 metros quadrados para oferecer produtos a lojistas de São Paulo. A Ou vende para redes de varejo como Camicado, Tok & Stok, Carrefour, Havan e Leroy Merlin, mas também tem um e-commerce próprio. Ao todo, a indústria emprega 370 pessoas.
— A exportação representa 10% das nossas vendas. Enviamos para 23 países, a maioria fica na América Latina, mas embarcamos também para Estados Unidos e Canadá — acrescenta o gerente de Marketing e Desenvolvimento de Produto, Vinícius Martini.
* Coluna com Guilherme Gonçalves
Assista também ao programa Pílulas de Negócios, da coluna Acerto de Contas. Episódio desta semana: novos trechos da Orla, súper raiz de SC, recuperação judicial no turismo e fechamento da Multisom
É assinante mas ainda não recebe a carta semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Jacques (guilherme.jacques@rdgaucha.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna