Já em ritmo de Black Friday, a gigante do comércio eletrônico Amazon está operando com 100% da capacidade o seu centro de distribuição em Nova Santa Rita, na região metropolitana de Porto Alegre. Será a primeira vez. Em geral, a operação gira em torno de 80%. O espaço foi aberto em 2020 e funciona 24 horas por dia em quatro turnos. A previsão é de que no dia 29, data oficial da liquidação, dobre o número de mercadorias processadas no centro de distribuição. O número, porém, não é informado.
Para atender a toda essa demanda, mais do que dobrou temporariamente o número de cerca de 400 funcionários. Também foram abertas 200 vagas para motoristas.
– Todas essas pessoas estão passando por treinamento para começarem a partir da semana que vem, quando o volume da operação cresce – diz a responsável pela operação local da Amazon, Ana Laura Bueno.
A coluna esteve no centro na segunda-feira (18). Já fez outras visitas ao local, mas foi a primeira após a enchente. A água chegou a atingir a parte interna, conta a empresa. A estrutura ficou isolada por 15 dias e inoperante por meses. O acesso só foi feito após a chegada do Exterior da equipe de resposta a desastres da Amazon.
– A equipe tem profissionais de várias áreas. O líder é um ex-veterano de guerra, que esteve no Iraque – comenta Ana Laura.
Uma mudança recente na operação gaúcha da empresa é que, antes de as mercadorias sairem para entrega, algumas são enviadas à nova unidade, aberta em Canoas. Apesar de ser mais uma parada no caminho até o cliente, esta estratégia agiliza a distribuição na Região Metropolitana. Além de todo o Rio Grande do Sul, o centro de Nova Santa Rita também atende Santa Catarina e parte do Paraná.
Efeitos da enchente
Em julho, cerca de 10% do centro de distribuição foi retomado. A reinauguração total ocorreu apenas em setembro, quatro meses depois da enchente. Como prevenção para próximas, foram elevados todos os geradores elétricos e serão colocadas barreiras para evitar que a água atinja o prédio em eventuais novas cheias. As mesmas ações serão replicadas na estação de entrega de Canoas, no bairro Rio Branco, bastante atingido pela inundação.
Assista também ao programa Pílulas de Negócios, da coluna Acerto de Contas. Episódio desta semana: novo atacarejo de SC aqui, reforma do Gigantinho, carro elétrico chinês e loja com marcas do Interior
É assinante mas ainda não recebe a carta semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Jacques (guilherme.jacques@rdgaucha.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna