Das visitas da comitiva gaúcha a três montadoras de veículos na Ásia, aparentemente, a mais promissora foi à Great Wall Motor (GWM), em Baoding, na China. Sua aposta maior é em carros elétricos ou híbridos, mas pretende também usar hidrogênio verde em veículos pesados. Isso, claro, brilhou o olho dos integrantes do governo do Estado, que colocaram a energia no topo dos compromissos da missão.
No Brasil, a empresa vem adaptando uma antiga fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis (SP) e pretende inaugurá-la em 2025, dois anos depois do previsto inicialmente. A GWM fala em planos de investir R$ 10 bilhões no Brasil. Não deve fabricar carro 100% elétrico aqui, mas fala em um plug-in, um híbrido que tem motor elétrico e pode ser carregado em tomada.
E o Rio Grande do Sul? O chefe da Casa Civil, Artur Lemos, não aposta em uma montadora, mas disse à coluna acreditar que o Estado tem potencial para um centro de pesquisas, especialmente se for de hidrogênio verde. A opinião é compartilhada pelo governador Eduardo Leite. A visita foi à FTXT, subsidiária da GWM para motores movidos a hidrogênio.
— Estou comandando aqui na nossa equipe uma parceria que envolva desenvolvermos um laboratório de inovação ligado ao hidrogênio — disse Leite. — Não é o Estado fazer. É o Estado fomentar. Poderá derivar disso alguma política de edital em inovação, ciência e tecnologia. Vamos provocar a secretaria para, quem sabe, estimularmos em uma das nossas universidades a implantação de um laboratório que possa ter interface com eles aqui na China, para o desenvolvimento de motores e tecnologias relacionadas ao hidrogênio.
Quem sabe poderia avançar em uma parceria com o centro de competências que o Senai-RS instalará em Porto Alegre após vencer edital de R$ 105 milhões da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). A intenção é que esta unidade seja voltada à criação de tecnologias para a agroindústria. O hidrogênio, porém, não se afasta disso, pois tem como derivado a amônia verde, que é usada para fertilizantes.
Outras montadoras
As outras montadoras visitadas foram a chinesa BYD, que tem foco em carros elétricos, e a japonesa Toyota, que aposta nos híbridos com biocombustível e elétrico. Apesar de ser na China que a BYD toma decisão e o governo gaúcho já ter se reunido com a empresa em São Paulo, o governador Eduardo Leite ainda considera que as conversas estão muito iniciais. Aqui na Ásia, não houve encontro com o alto escalão. Já a Toyota também não sinalizou nova unidade no Rio Grande do Sul, mas reafirmou ao governo o que já tinha dito à coluna, que pretende nacionalizar mais carros na operação que tem em Guaíba, na região metropolitana de Porto Alegre.
A coluna faz a cobertura da missão gaúcha à Ásia para Rádio Gaúcha, Zero Hora e RBS TV. Acompanhe aqui o que é publicado em GZH.
Assista também ao programa Pílulas de Negócios, da coluna Acerto de Contas. Episódio desta semana: novo atacarejo de SC aqui, reforma do Gigantinho, carro elétrico chinês e loja com marcas do Interior
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Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Jacques (guilherme.jacques@rdgaucha.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
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