Com mais de 40 pessoas - de secretários de Estado a deputados e empresários -, a missão à Ásia liderada pelo governador Eduardo Leite dá a largada pelo Japão. Aqui, serão quatro dias de agendas políticas e empresariais, com cobertura da coluna. Nesta segunda-feira (18), o grupo se divide.
Leite e alguns integrantes irão à Província de Shiga, Estado-irmão do Rio Grande do Sul desde 1980. A ideia é ampliar a relação, pedido que partiu do embaixador do Japão, Teiji Hayashi, ainda em 2023 em visita ao Palácio Piratini, quando Leite falou da intenção de vir ao país asiático em 2024. Em Shiga, fica o maior lago do Japão, o Biwa, que foi despoluído há cerca de 40 anos. Curiosidade: a Praça Província de Shiga, inaugurada em 1983 na zona norte de Porto Alegre, foi financiada pela província japonesa para comemorar a irmandade.
Deputados vão ao parlamento e à sede de governo, enquanto outra parte do grupo visitará um complexo de produção de hidrogênio da Mitsubishi. Esta energia é uma das apostas da missão gaúcha nesta viagem. A empresa - cuja direção tem reunião com Leite nesta terça-feira (19) - tem capacidade alta de investimento e já assinou um memorando de estudo para implantação de uma cadeia de produção no Rio Grande do Sul.
Haverá ainda visita à montadora Toyota, que tem um centro de distribuição em Guaíba e tem anunciado investimentos no Brasil, dos quais tenta-se puxar uma parte para a região metropolitana de Porto Alegre. Para fechar a lista de empresas, tem a Shinzen, que analisa investir em energia eólica e hidrogênio verde no Rio Grande do Sul, e a JTI, que tem fábrica de cigarros em Santa Cruz do Sul. A agenda no Japão se encerra com visitas a centros de prevenção de desastres naturais e de gestão de recursos hídricos.
Economia do RS com o Japão
O Japão compra 1,3% das exportações gaúchas, o que representa, no acumulado de 2024, US$ 228 milhões, liderados por plástico, carne e derivados de celulose. Ocupa o 18º lugar entre os destinos. Já os produtos japoneses são apenas 0,8% das importações do Rio Grande do Sul, com US$ 83,7 milhões, ficando em 20º lugar entre as origens das compras do Exterior.
Apesar da pequena relação comercial com o Estado, o Japão é a quarta maior economia do mundo e tem um dos menores juros, o que dá potencial alto de investimento, especialmente em energia.
A coluna fará a cobertura da missão gaúcha à Ásia para Rádio Gaúcha, Zero Hora e RBS TV. Acompanhe aqui o que é publicado em GZH.
Assista também ao programa Pílulas de Negócios, da coluna Acerto de Contas. Episódio desta semana: novo atacarejo de SC aqui, reforma do Gigantinho, carro elétrico chinês e loja com marcas do Interior
É assinante mas ainda não recebe a carta semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Jacques (guilherme.jacques@rdgaucha.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna