O fechamento do aeroporto de Porto Alegre após ter sido inundado, provocando uma diminuição drástica nos voos, fez os preços das passagens aéreas dispararem para os gaúchos. Na pesquisa de inflação do IBGE, que considera destinos domésticos, foi a alta mais forte entre as regiões pesquisadas: 28,5%, quase o triplo da média nacional no período. Só em setembro sobre agosto, o aumento foi de 7,01%, novamente a maior elevação do país.
Que a reabertura do Salgado Filho, marcada para o dia 21, provoque um bom ajuste nestes preços. Sim, já está trazendo reduções em algumas coisas para os próximos meses, mas, pela gordura do aumento do último ano, tem mais espaço para baixar.
A metodologia da pesquisa de inflação do IBGE prevê que a coleta de preços de passagens aéreas seja feita com dois meses de antecedência. Ou seja, os preços para o IPCA de setembro foram coletados em julho.
Aproveite também para assistir ao Seu Dinheiro Vale Mais, o programa de finanças pessoais de GZH. O episódio da última semana traz dicas para economizar na compra da passagem aérea, em época de começar a programação das férias:
É assinante mas ainda não recebe a carta semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Jacques (guilherme.jacques@rdgaucha.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna