O jornalista Guilherme Jacques colabora com a colunista Giane Guerra, titular deste espaço.
Instalada no antigo prédio da Concepa, às margens da freeway, desde o início do ano, a operadora de internet Sebratel seguirá no local mesmo após a enchente. A informação foi dada pelo diretor comercial da empresa, Flávio Feistauer. Segundo ele, foram cerca de R$ 10 milhões de prejuízo com a cheia, sem contar o que a empresa deixou de faturar.
– A água atingiu o térreo do prédio. Tivemos problemas com nobreaks, transformador, disjuntores, elevador. Retiramos todas as pessoas no primeiro dia e não pudemos voltar mais. Foi um transtorno, porque ficou ilhado por um mês – explica, acrescentando que houve problemas graves também nas cidades de São Leopoldo e Canoas.
Mercados importantes para a Sebratel, os dois municípios foram fortemente castigados pelas águas. Feistauer diz que a operadora trabalha com o fornecimento de equipamentos em regime de comodato para os clientes e milhares deles foram perdidos. Além da operação para a substituição, também foram assumidos todos os custos.
Apesar de tudo isso, o diretor comercial reforça o desejo de, no futuro, oferecer os serviços da operadora em Porto Alegre – motivo pelo qual o antigo edifício da Concepa foi alugado. Porém, destaca que, neste momento, as prioridades foram replanejadas. Em março deste ano, ele havia falado ao podcast Nossa Economia, de GZH, sobre este plano e o crescimento previsto para 2024 de 40% sobre os 55 mil clientes que a empresa tinha.
– Agora, estimamos um crescimento de apenas 20% neste ano, por conta de tudo isso. Também tivemos que replanejar nossa expansão imediata e voltá-la para região de Novo Hamburgo (onde a Sebratel já atua) – finaliza.
É assinante mas ainda não recebe a cartinha semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Jacques (guilherme.jacques@rdgaucha.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna