Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Está marcada para o período de 16 de setembro a 11 de outubro a parada técnica que será feita pela General Motors (GM) no complexo gaúcho para adaptação das linhas de produção para o novo projeto. O comunicado foi feito a funcionários nesta segunda-feira (19), já que a maioria não trabalhará nestas semanas, confirma o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí, Valcir Ascari.
A montadora norte-americana oficializou em julho o investimento de R$ 1,2 bilhão na fábrica. O anúncio acabou ficando para depois da enchente, que chegou a paralisar por quase 20 dias de maio o complexo fabril gaúcho.
A fábrica de Gravataí será preparada para produzir um novo modelo de carro compacto, que chegará ao mercado em 2026 e provavelmente será um utilitário esportivo SUV. Chegou a se ter a expectativa de que fosse um elétrico ou híbrido, mas será a combustão. Atualmente, a unidade produz os veículos Onix e Onix Plus.
Ação social
Integrantes do sindicato que representa os trabalhadores da GM estão fazendo móveis com paletes repassados pela montadora para doar a atingidos pela enchente. Os itens vão de balcão de pia a cama, sofá e cadeiras, que formam kits que já foram entregues a 20 famílias da Região Metropolitana.
É assinante mas ainda não recebe a carta semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Jaques (guilherme.jacques@rdgaucha.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna