O potencial de consumo dos gaúchos pode ser reduzido em até R$ 51,5 bilhões em 2024 devido à enchente, estima a empresa de Inteligência Artificial Cortex. O número é alto, mas chegou a ser ainda maior na estimativa inicial. Um ajuste foi feito considerando uma queda média na arrecadação de impostos de 30%. Gerente de Produtos de Dados e responsável pelo levantamento, Isabela Albuquerque aplicou a queda no trimestre de maio a julho e, para o restante, uma redução de 15%.
A cifra é grande, mas representa uma redução anual no potencial de consumo de 13,05% no Rio Grande do Sul. A variável indica o volume de dinheiro disponível para gastos das famílias, considerando o que estão dispostas a consumir e os valores que circulam do comércio à indústria.
- O Rio Grande do Sul tem 5,3% da população brasileira e 6% do potencial de consumo do pais - diz Isabela, reforçando a importância do Estado para a economia nacional.
Ela aponta que auxílios financeiros são essenciais para amenizar o impacto. Doações e frio prolongado também, como a coluna tem mostrado:
É assinante mas ainda não recebe a carta semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Jaques (guilherme.jacques@rdgaucha.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna