Apesar de ser um mês após a maior enchente da história do Rio Grande do Sul, a busca por crédito deu um salto em junho. O volume de consultas ao SCPC da Equifax/BoaVista aumentou de 18,7% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL POA), Irio Piva. O indicador costuma ser usado como termômetro de vendas do varejo.
— Porém, isso não indica exatamente uma alta de faturamento das empresas. Mas muitas pessoas realmente estão precisando de crédito para comprar itens básicos, como móveis, geladeira e fogão, que perderam na cheia — diz o líder lojista.
Ainda não foi feita a abertura por segmento do dado, o que é importante, pois alguns segmentos não devem estar tão bem quanto outros neste momento de altos e baixos da economia gaúcha. Economista-chefe da CDL, Oscar Frank listou três situações que ajudam a explicar a alta das consultas, que vão desde a compra de bens duráveis até o receio de aumento da inadimplência por quem vende a prestação.
- Recomposição do patrimônio: móveis, eletrodomésticos, materiais de construção e veículos dependem muito de crédito para venda.
- Injeção de recursos: programas de governos estão injetando dinheiro que é usado para consumo, como saques de FGTS e ajuda para reconstrução de moradias.
- Incerteza: mais consultas sobre o cliente devido à cautela de quem concede o crédito.
É assinante mas ainda não recebe a carta semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Jaques (guilherme.jacques@rdgaucha.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna