Uma forma de reduzir plástico é optar por escovas de dente de bambu. Pesquisa do Sindicato dos Lojistas de Porto Alegre (Sindilojas POA) apontou, já em 2019, que oito em cada 10 consumidores estavam dispostos a fazer substituição. Nesta onda, além das pioneiras nos produtos sustentáveis, até mesmo marcas tradicionais estão lançando a opção ecológica ao consumidor.
Nas lojas, o preço das escovas de bambu ainda é mais alto, mas há valores bem acessíveis para compras em maior quantidade na internet. Que tal dividir uma remessa com amigos e familiares, espalhando a iniciativa verde? Busque, porém, as fabricadas no Brasil para evitar o impacto ambiental do transporte internacional.
Em tempo, não deixe em recipiente fechado para evitar mofo. Outra dica é colocar o nome do "dono" em cada uma, já que as cores são semelhantes. Após o uso, descarte corretamente em lixo orgânico, composteira ou mesmo "plante" no jardim. Cerdas de nylon vão no lixo reciclável.
É assinante mas ainda não recebe a carta semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br) Com Guilherme Jacques (guilherme.jacques@rdgaucha.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna