Atualização: Após esta publicação, a coluna foi procurada pelo governo do Estado para descartar a possibilidade: Piratini descarta voltar a propor aumento de ICMS
O aumento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Produtos (ICMS) pode voltar à discussão no Rio Grande do Sul. A possibilidade foi considerada pela secretária estadual de Planejamento, Governança e Gestão, Danielle Calazans, ao Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha. A coluna fez o questionamento considerando a alta de gastos do Estado com a aprovação do projeto que muda e dá reajustes a servidores.
A secretária, porém, enfatizou que a folha de pagamento não é o único motivo para subir o imposto. O governador Eduardo Leite mesmo citava investimentos que o Estado queria fazer e, agora, Danielle Calazans acrescentou no rol a queda de arrecadação provocada pela enchente.
- É um assunto que é necessário se conversar. Não é por conta da reestruturação, mas por outras demandas que o Estado precisa - disse ela. - Depende da arrecadação do Estado, de como vai reagir à calamidade. É um conjunto de fatores que pode eventualmente trazer essa discussão (de subir ICMS) novamente.
O governo do Estado chegou a enviar à Assembleia o projeto para elevar o ICMS, mas não teve apoio para aprová-lo. Então, cortou incentivos fiscais, mas recuou no caso da cesta básica após o impacto da enchente nas famílias e em segmentos econômicos de alimentação.
Assista ao trecho da entrevista:
Ouça na íntegra:
É assinante mas ainda não recebe a carta semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Jacques (guilherme.jacques@rdgaucha.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna