Bastante atingido pelos alagamentos do centro de Porto Alegre, o Rua da Praia Shopping está fazendo nova drenagem para retirar a água acumulada no subsolo. O empreendimento está fechado desde o dia 3 de maio. Apenas a Farmácias São João conseguiu reabrir, funcionando com um gerador.
Outras operações viradas para a rua, como McDonald's e Casa Maria, começaram a limpeza dos espaços. Ainda não há previsão para reabrir as lojas de dentro do shopping. As unidades mais impactadas foram as da praça de alimentação. A antiga loja da Americanas, também no subsolo, ficou submersa. No mesmo nível, há uma subestação de energia da CEEE Equatorial, que só será testada após o espaço ficar seco.
— Já tentamos tirar a água mais de uma vez, mas ela volta pela rede de esgoto. Com a queda do nível do Guaíba, tentamos novamente — diz Marcelo Freitas, gerente de Marketing da Ponto Pronto, empresa que faz a gestão do shopping e que não cobrará o aluguel de maio dos lojistas.
Além do Rua da Praia, a Ponto Pronto administra a Galeria Chaves, também na Rua dos Andradas. Mesmo sem luz, o espaço foi reaberto na segunda-feira (27) com geradores. As lojas que estão funcionando são: Ofício Gauchesco (artigos de gaúcho), Verse (roupas), Loterias Caixa (lotérica), Barbearia do Kunha (barbearia), Correios e Classic Rock (discos).
Na galeria, a água entrou com força pelo acesso da Rua José Montaury. Teve que ser drenada.
— Abrimos pelos lojistas. Houve drenagem, limpeza, mas ainda há o que ser feito. Não ligamos a escada rolante ainda para saber se está funcionando, mas salvamos os elevadores ao subir para o andar de cima — completa Freitas.
Colaborou Guilherme Gonçalves
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Jacques (guilherme.jacques@rdgaucha.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna