Contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) estão aparecendo com o saldo indevidamente bloqueado. Ao olhar o extrato, o trabalhador vê o símbolo do cadeado ao lado do nome do empregador. As informações ficam disponíveis no aplicativo do fundo, que é ligado à Caixa Econômica Federal (CEF).
Procurado o banco diz que o erro no sistema está ocorrendo por uma atualização das "rotinas no processamento" devido à alteração na data de vencimento de recolhimento do FGTS pelas empresas. Garante, no entanto, que o problema não vai gerar impacto financeiro e que os trabalhadores não devem ir às agências, que é a recomendação tradicional da Caixa quando há informações incorretas no aplicativo.
Ainda na nota, o banco informa que já iniciou a normalização das contas. Porém, não foi dado prazo para o desbloqueio. A consulta ao saldo ainda pode ser feita, assim como solicitação de saques, como o aniversário e o calamidade, além da amortização de financiamentos imobiliários. Não foi informado, no entanto, se o bloqueio chega a impedir a liberação posterior dos benefícios.
Em situações normais, o saldo do FGTS é bloqueado por alguns motivos. Um deles é a adesão ao saque-aniversário, com reserva parcial do valor, inclusive quando é feito empréstimo para antecipá-lo. Também é bloqueado por decisão judicial, como no caso de ações trabalhistas. Outro caso é quando o fundo é dado como garantia para empréstimos consignados.
Como consultar
A forma mais fácil de consultar o saldo é pelo App FGTS, no qual também é possível solicitar o saque, indicar uma conta de qualquer banco para receber o crédito e adicionar documentos. O aplicativo gratuito está disponível nas lojas Play Store (Android) e App Store (iOS/Iphone.
- Na loja de aplicativos do seu celular, busque FGTS. Clique em instalar e abra o aplicativo.
- Selecione a opção “Entrar no aplicativo” e clique em "Cadastre-se".
- Informe cada dado solicitado: CPF, nome completo, número do telefone celular, data de nascimento, CEP, e-mail e clique em “Próximo”.
- Escolha e confirme uma senha e clique em “Cadastre-se”.
- A senha deve ter pelo menos seis números. Para quem já usava o aplicativo, pode repetir o mesmo número de senha de antes.
- Depois, realize a vinculação do telefone ao CPF.
- Você vai receber um código via SMS no telefone cadastrado. Informe o código recebido.
- Para ativar a conta, você vai receber um e-mail de confirmação no endereço de e-mail informado por você. Clique no link enviado.
- Após o cadastramento, abra o App e informe o “CPF” e a “Senha” cadastrada.
- Depois do login, aparecerão algumas perguntas adicionais.
- Após responder essas perguntas, você deve ler e aceitar as condições de uso, clicando em concordar para liberar o uso do App FGTS.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Jacques (guilherme.jacques@rdgaucha.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna