Estão ficando prontas as primeiras casas que serão doadas por um grupo de empresários para gaúchos que perderam a moradia na enchente. Duas da leva de 10 para Arroio do Meio, no Vale do Taquari, já foram montadas. Serão entregues com móveis e eletrodomésticos em até um mês, projeta Paulo Peres, presidente do Grupo Front, que coordena a mobilização.
- O tempo não ajudou, mas estamos tocando a obra direto sempre que o clima permite. Estamos buscando parceiros para entregar até com jardim - diz ele.
Outras cinco casas já estão pagas. A destinação está em análise. Para recebê-las, a cidade precisa ter um terreno, preferencialmente de propriedade da prefeitura, que não fique em área inundável e que tenha infraestrutura de energia e saneamento, informa Tiago Esmeraldino, outro empresário idealizador da iniciativa.
Feitas de eucalipto de reflorestamento, as casas têm 21,96 metros quadrados, com um quarto, banheiro e sala e cozinha conjugados, podendo receber famílias de três pessoas, mas pode ser ampliada. Cada uma saiu a R$ 25 mil e foram fabricadas por uma empresa do Paraná, que podia entregá-las com rapidez por um custo baixo. A campanha Casa Solidária tem a adesão de 70 empresas.
É assinante mas ainda não recebe a carta semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Jaques (guilherme.jacques@rdgaucha.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna