Um caminhão com 44 toneladas de doações chegou a Porto Alegre vindo de Brumadinho, em Minas Gerais, cidade que viveu uma tragédia em 2019 com o rompimento de uma barragem. A carga entregue no Shopping Total tinha de água a cestas básicas, de roupas a brinquedos. Voluntária da Associação Amigos de Brumadinho, Ana Couto diz que a campanha de arrecadação mobilizou a cidade mineira.
— Fizemos um drive-thru. O plano era usar um caminhão baú pequeno, mas tivemos que aumentar para uma carreta — conta. - Vivemos um desastre há cinco anos, mas não conseguimos dimensionar o que acontece no Rio Grande do Sul. Só sabemos que dói, e queremos retribuir a ajuda que recebemos. Nossos corações batem junto com os dos gaúchos.
A carreta que trouxe as doações é da empresa AAL Transportadora 16 Irmãos, que fez o transporte sem custo. Um dos motoristas, Alan Oliveira ajudou nos resgates de Brumadinho.
— Quando soube que precisava de um caminhão, peguei minha carreta e me disponibilizei. Paguei os pedágios, arrecadamos dinheiro para o óleo diesel e viemos sem parar até aqui, revezando - disse Oliveira.
Gerente comercial e de marketing do Shopping Total, Sílvia Rachewsky comenta ter sido uma das cargas mais variadas entre as que chegaram até agora. O shopping é um dos principais pontos de coleta de Porto Alegre.
— Descarregaram até bicicleta e skate, além de muitas cartinhas para as crianças, um amor — comenta ela.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Jacques (guilherme.jacques@rdgaucha.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna