Será depositada apenas em junho a antecipação da restituição do Imposto de Renda para os gaúchos. A previsão é de que o pagamento ocorra na metade do mês que vem. Alguns deputados do Estado chegaram a postar que o pagamento começaria nesta quinta-feira (9), mas não procede a informação.
O governo federal anunciou que, devido à inundação, contribuintes do Rio Grande do Sul serão priorizados no calendário, que começa em 31 de maio e vai até setembro. A estimativa é de que a medida alcance 1,6 milhão de pessoas, somando R$ 1 bilhão. Não haverá restrição de localidades. Vale para todo o Estado.
Outra medida foi a prorrogação do prazo de entrega da declaração do IR 2024. Os moradores dos municípios gaúchos afetados pelas enchentes no Estado terão mais três meses para fazê-lo. Uma portaria da Receita Federal adiou de 31 de maio para 31 de agosto. Vale para os 336 municípios em estado de calamidade pública. A lista pode ser consultada clicando aqui.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Jacques (guilherme.jacques@diariogaucho.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna