Não é para fugir de Porto Alegre, mas para sair da cidade caso tenha algum bom local para ficar fora da Região Metropolitana. É uma sugestão, quase um pedido, mas não é uma ordem do prefeito Sebastião Melo. Ele chegou a usar inclusive o exemplo das casas de praia, que muitas pessoas têm e onde poderiam ficar com conforto.
Mas por quê? Principalmente, pelos serviços básicos. Apenas 30% da Capital está com abastecimento de água e não há como bombear água do Guaíba com ele neste nível. O fornecimento de energia elétrica também está precário.
Outro ponto é baixar o movimento de veículos nas ruas. A prefeitura quer as vias desobstruídas durante a semana para passagem dos veículos oficiais.
Então, se tiver um bom lugar para onde ir com a família fora da Região Metropolitana, vá. Mas vá com calma e paciência. Há poucas saídas de Porto Alegre desbloqueadas - RS-118 e RS-040 -, o que está gerando congestionamento. Pode sair mais tarde, na madrugada ou amanhã pela manhã mesmo. Serão dias de problemas pela frente.
E fique atento às orientações para evacuar áreas com risco de inundação, especialmente, neste momento, o bairro Sarandi. No local, extravasou o dique. Caso rompa, o que ainda não ocorreu, o alagamento será rápido.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Jacques (guilherme.jacques@diariogaucho.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna