Empresa da Serra, a Cristais de Gramado desenvolveu com a paranaense Sino3D tecnologia para converter uma imagem em 2D - ou seja, uma foto normal - para 3D - ou seja, com profundidade em três dimensões - para fazer suas tradicionais gravações em cubos de cristal em cinco minutos. O processo manual, feito por profissionais, leva até dois dias, diz o CEO da gaúcha, Gustavo Fuchs.
— Usamos uma inteligência artificial que reconhece as pessoas da foto e retira o que tem junto, como carro, cachorro etc. Depois, analisa profundidade, olho, boca... e cria a imagem em três dimensões para gravar a laser no cristal — explica Fuchs. — Transformamos foto de papel em obra de arte.
O cubo pronto custará de R$ 234 a R$ 3 mil, dependendo do tamanho e do formato, que pode ser até de coração. Cada empresa ficará com metade do valor. A empresa gaúcha quer triplicar sua venda anual de 12 mil itens. Ela lançará um site para o cliente simular o cristal e fazer a encomenda; e uma franquia dos totens com o equipamento para fazer a gravação onde forem instalados. A tecnologia será lançada no evento Gramado Summit.
É assinante mas ainda não recebe a cartinha semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna