Uma largada fraca de ano do turismo gaúcho e o dilema de Cambará do Sul foram temas das perguntas da coluna ao secretário Estadual do Turismo em exercício, Luiz Fernando Rodriguez Júnior, em entrevista ao Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha. Confira trechos abaixo e ouça a íntegra no final da coluna.
Os dados do IBGE mostram uma queda forte de 5,7% nas atividades de turismo no Rio Grande do Sul no início de 2024 na comparação com o de 2023. O que houve?
Sim, mas é conjuntural, não estrutural. O fluxo de argentinos no início do ano não foi como nos anos precedentes. Reduziu muito a entrada por Uruguaiana, mas conseguimos segurá-lo aqui. Nossa intenção é investir cada vez mais no turismo binacional, tanto com Argentina quanto com Uruguai. E a nossa expectativa é de que o gaúcho viaje dentro do Rio Grande do Sul.
Falando nisso, o que a secretaria fará quanto ao problema instalado em Cambará do Sul? A baixa de turistas fez o comércio local protestar contra o preço dos ingressos nos cânions. A Urbia, que assumiu a concessão, diz que o problema não é o valor, mas sim a estrada a chegar ao local, a RS-427.
A Secretaria do Turismo está tanto do lado do turista, que não está conseguindo ter tudo que quer, quanto do "trade" (comércio) que está com prejuízo. É mais ou menos assim: se eu vou tomar um cafezinho e ele vem frio, não tem qualidade, vou achar que paguei caro. Agora, se o café vem com um baita serviço, com gosto e sabor adequados, pago com satisfação. Então, me parece que essa estrada precisa ter urgentemente uma solução para que se aumente o fluxo turístico, o comércio lucre e a concessionária continue seus investimentos, e talvez até consiga reduzir preço com a equação de receita e despesa. O Estado, pela Secretaria de Transporte, tem recursos alocados, reservados e prontos, tem licitação efetuada e licença dada pela Fepam. Me parece não ter motivos para essa obra não estar em andamento.
Ouça a entrevista completa:
É assinante mas ainda não recebe a cartinha semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna