Criada recentemente pela gestora de investimentos eB Capital, a eB Crédito Agro vê potencial de atingir R$ 100 milhões no Rio Grande do Sul com o lançamento do Fundo de Investimento em Cadeias Agroindustriais (Fiagro). Na projeção, o mercado gaúcho representa 25% do total que a empresa está estimando para o país. A fatia, porém, pode aumentar conforme a demanda.
Os chamados "Fiagros" ganham espaço para financiar o agronegócio assim como ocorre com os "FIIs" (Fundos de Investimento Imobiliário) na construção, alternativa à escassez de recurso da poupança. A pujança do agro é destacada pelo CEO da eB Capital, Eduardo Sirotsky Melzer, ao dar ênfase ao PIB em 2023, que cresceu 2,9% puxado pelo recorde de 15,1% do setor primário.
— Agora estamos buscando profissionais com experiência do campo, que conheçam produtores e empresas para fazer negócio. Não vão operar na Faria Lima (avenida ocupada pelo mercado financeiro em São Paulo). Estarão nos rincões, sujando o pé no barro, atuando neste "gap" (lacuna) do crédito para o agro — detalha Duda.
Seu sócio na empreitada é Paulo Fleury, que tem na bagagem experiência com fundos de crédito. A taxa de juro dependerá das garantias dadas, mas deve ficar entre DI+4% e DI+5%, sendo DI uma referência do mercado financeiro por apontar a média de custo de empréstimos realizados entre bancos. O dinheiro poderá ser emprestado para capital de giro e para investimento, ou seja, vai da compra de adubo à de máquinas.
Além do Sul, a eB Crédito Agro está de olho no Centro Oeste, claro, pela sua relevância no agro brasileiro. Há, ainda, potencial de negócios em uma região produtiva da Bahia.
A eB Capital se apresenta como uma gestora de investimentos alternativos. Aqui no Rio Grande do Sul, está, inclusive, envolvida na construção de uma usina de biogás de R$ 200 milhões. Saiba mais: Começa obra de usina de biogás no RS, candidato a receber uma segunda fábrica
É assinante mas ainda não recebe a cartinha semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna