Tradicional instituição criada em 1976 para formação profissional de jovens de baixa renda, o Projeto Pescar está de mudança. A sua sede sairá da área concedida no aeroporto e irá para o Shopping Total, em Porto Alegre. O espaço de 1,2 mil metros quadrados em um dos prédios do empreendimento será adaptado com um investimento de R$ 3,5 milhões. A obra começa em abril e deve ser finalizada já em julho.
Além das atividades administrativas, a unidade, que está sendo chamada de Hub Pescar de Inovação e Execução, terá cinco salas de aula. Também será possível fazer parcerias para que empresas "testem" seus produtos e serviços com os jovens, como, por exemplo, aplicativos.
Presidente voluntário da Fundação Projeto Pescar, Paulo Roberto Gomes Centeno, conta que a ideia é aumentar de 240 para 740 o número de alunos dos cursos até 2026. Até esta data, será implantado o ensino híbrido. Atualmente, a instituição tem 12 unidades dentro de empresas na Região Metropolitana.
— Temos necessidade de ampliar o atendimento. São muitos inscritos e conseguimos atender apenas 5,6%. Queremos transformar vidas — conta.
O espaço foi cedido pelo Shopping Total, que passa a ser um dos mantenedores da instituição. Mais empresas podem ajudar na instalação do projeto. Superintendente do shopping, Eduardo Oltramari tem apostado em trazer operações de saúde e ensino para o empreendimento.
Oltramari também acredita que as 450 lojas do centro de compras terão oportunidades de trabalho para o Pescar. O pensamento é compartilhado pela gerente do shopping, Silvia Rachewsky, que acrescenta que os lojistas terão acesso a profissionais preparados.
É assinante mas ainda não recebe a cartinha semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna