Detentoras da famosa marca de calçados femininos Via Uno, as empresas RR Shoes Comércio e Fabricação de Calçados Ltda e Rabelo Comércio de Calçados, Bolsas e Acessórios Ltda tiveram sua recuperação judicial encerrada. O pedido à Justiça havia sido feito em 2020, quando o negócio sofreu impacto financeiro pela pandemia. Em 2021, os credores aprovaram o plano de reestruturação.
Com a proposta de recuperação judicial cumprida, o processo pode ser finalizado. A empresa mantém sua fábrica em Santo Antônio da Patrulha, onde tem 700 funcionários diretos. Contando os indiretos, o número de empregos sobe para 2 mil. A dívida trabalhista foi totalmente quitada. O que falta está parcelado até 2026 com 90% de desconto.
Segundo o CEO Ramon Rabelo, a unidade está produzindo com 100% da sua capacidade. Há pedidos para fabricação até metade de maio.
— Depois, vamos para feira em São Paulo. Vou crescer um passinho de cada vez, me reestruturar financeiramente melhor e depois buscar mais capital de giro. A recuperação judicial me ensinou isso, a criar um pulmão para dar mais esse passo.
Os calçados da empresa são vendidos para lojistas brasileiros e também exportados. O processo de recuperação judicial foi conduzido pelo escritório MSC Advogados, que teve o trabalho elogiado por Rabelo.
A marca
A marca Via Uno foi comprada pela RR Shoes em 2015 por meio de um leilão, pagando na época R$ 6 milhões. A antiga dona tinha ido à falência e a compradora já fabricava calçados da marca.
É assinante mas ainda não recebe a cartinha semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna