Na estratégia que iniciou há alguns anos de reduzir a presença em shoppings, a Lojas Colombo fechou a unidade do BarraShoppingSul, em Porto Alegre, mas segue com um bom ritmo de expansão, com atenção especial para mercados do Interior. Desde o início de 2024, foram inaugurados seis novos pontos de venda. Destaque para os de rua e os mais recentes, em Santa Catarina e no Paraná, e para a reabertura da loja de Roca Sales, uma das cidades do Vale do Taquari devastadas pelas enchentes do ano passado. O planejamento para o restante do ano ainda não é detalhado.
A Colombo estava desde 2020 em um espaço de 500 metros quadrados no Barra, shopping no qual tinha estado alguns anos antes. A rede especializada em eletrodomésticos e eletrônicos já tinha deixado o Iguatemi e o Praia de Belas em 2020 devido ao aluguel. Em Porto Alegre, mantém a sua unidade do Bourbon Shopping Wallig. A estratégia de reduzir presença em shoppings tem sido adotada por mais redes de varejo, especialmente as que precisam de lugares maiores. Na rua, o custo é menor e — dependendo do segmento e do local, claro — encontram um fluxo maior de pessoas.
Com pontos de venda fora de centros comerciais, está ainda nos bairros Centro Histórico, Azenha, Glória, Cavalhada e Passo d'Areia. Além do Rio Grande do Sul, tem lojas em Santa Catarina, no Paraná e no Mato Grosso do Sul. São mais de 300 unidades em cerca de 200 cidades. A sede fica em Farroupilha, na serra gaúcha.
Colaborou Guilherme Gonçalves
É assinante mas ainda não recebe a cartinha semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna