Foi aprovado à tarde passada em assembleia de credores o plano de recuperação judicial da RR Shoes, calçadista gaúcha que é dona da marca Via Uno. Agora, o processo irá para homologação da Justiça. A previsão de encerramento é a prevista em lei, de 24 meses, com a reestruturação da empresa ocorrendo neste período.
A RR Shoes pediu recuperação judicial em julho do ano passado, alegando problemas financeiros provocados pela crise gerada pela pandemia. O endividamento chegou a R$ 40,4 milhões, com mais de 1,1 mil credores. Foram fechadas duas unidades e houve a demissão de 800 trabalhadores. O cenário, no entanto, já começou a se reverter. Nos últimos meses, mais de 500 funcionários foram contratados.
- O processo permitiu restabelecer a confiança dos trabalhadores, fornecedores e credores financeiros, que mantiveram o fornecimento de matéria-prima e fomentaram a atividade - destaca Silvio Luciano Santos, sócio do escritório Medeiros, Santos & Caprara, que lidera a reestruturação.
A calçadista tem hoje 900 empregados. A empresa também fez um acordo com o sindicato para antecipar o pagamento de créditos trabalhistas, o que foi autorizado pela Justiça e acaba por diminuir o impacto social da recuperação judicial. Caso contrário, os trabalhadores receberiam somente agora, com o plano de recuperação aprovado.
Luciano Hillesheim, sócio da Cheetah Capital, responsável pela reestruturação financeira e operacional da marca Via Uno, enfatiza que a fabricante implementou ferramentas de governança e gestão.
- Com o endividamento modificado conforme o plano aprovado e uma programação de pagamento dos débitos, a empresa terá prazo para seguir o crescimento sustentável previsto no planejamento estratégico, gerando caixa e honrando seus compromissos - garante.
E, para fechar, o sócio da RR Shoes Ramon Rabelo se mostra confiante na recuperação da companhia:
- Os clientes já estão sinalizando com novos pedidos, o que acarretará no aumento da capacidade de produção e contratação de novos colaboradores.
A sede da empresa fica em Santo Antônio da Patrulha.
A marca
A marca Via Uno foi comprada pela RR Shoes em 2015 por meio de um leilão, quando foi paga a quantia de R$ 6 milhões. A antiga dona tinha ido à falência e a compradora já fabricava calçados da marca.
Recuperação judicial
Lembrando que a recuperação judicial substituiu a antiga concordata. Tem por objetivo dar um fôlego para a empresa negociar dívidas e manter a operação, suspendendo temporariamente cobranças e evitando a falência. Pelo rito processual, a empresa solicita autorização da Justiça. Após deferido o pedido, a companhia tem um prazo para apresentar um plano de recuperação judicial, que precisa ser aprovado pelos credores para então ser executado.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.