Mais uma calçadista do Rio Grande do Sul pediu recuperação judicial. Desta vez, foi a RR Shoes, que ajuizou o pedido na Justiça de Santo Antônio da Patrulha. A empresa é mais conhecida por ser a atual dona da marca Via Uno.
Desde o início da pandemia, a RR Shoes precisou encerrar as atividades na unidade produtiva de Teutônia e reduzir o quadro de funcionários nas unidades de Santo Antônio da Patrulha e Caraá. Com isso, foram demitidos cerca de 800 funcionários. Neste momento, a empresa possui uma equipe de 379 pessoas, que se dividem em duas unidades produtivas.
A dívida da empresa é de R$ 40,4 milhões. Segundo a RR Shoes, a iniciativa foi motivada pelo agravamento da crise com a pandemia do coronavírus. O CEO da companhia, Ramon Rabelo, diz, no entanto, que está confiante na recuperação.
- Vínhamos com um ótimo desempenho até surgir a pandemia, que afetou em cheio o nosso segmento. Mas seguiremos a operação com normalidade e com a convicção de que vamos superar esse obstáculo.
Nesta mesma linha, a Cheetah Consultoria, que apoia a empresa no processo, garante que os números mostram que a retomada é factível.
- Estamos propondo essa medida legal para possibilitar a recuperação operacional e financeira da companhia, especialmente neste momento em que a indústria calçadista é um dos setores mais afetados pela pandemia - aponta o sócio Luciano Hillesheim.
A marca
A marca Via Uno foi comprada pela RR Shoes em 2015 por meio de um leilão, pagando na época R$ 6 milhões. A antiga dona tinha ido à falência e a compradora já fabricava calçados da marca.
Recuperação judicial
Lembrando que a recuperação judicial substituiu a antiga concordata. Tem por objetivo dar um fôlego para a empresa negociar dívidas e manter a operação, suspendendo temporariamente cobranças e evitando a falência. Pelo rito processual, a empresa solicita autorização da Justiça. Após deferido o pedido, a companhia tem um prazo para apresentar um plano de recuperação judicial, que precisa ser aprovado pelos credores para então ser executado.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista